Logomania

28 maio 2018

Logomania

Há alguns anos atrás, estampar o logo nas roupas era considerado deselegante, extravagante e até mesmo cafona. Passamos também pela fase em que ter o logo discreto, às vezes escondido, era o must, somente os entendidos saberiam que aquela peça era de tal marca.

Como tudo na moda, tudo muda a toda hora: agora os logos são mania, eles estão mais aparentes do que nunca e de todas as formas possíveis. Recentemente tenho observado que as principais casas de moda de luxo participam de uma guerra chamada LOGOMANIA.

A primeira foi a Gucci que desde que Alessandro Michele assumiu o controle criativo da marca italiana em 2015, incorporou o monograma old-school em suas coleções de inúmeras maneiras, tornando-o um must-have para qualquer fashionista ou para aqueles que pudessem pagar US$ 500 por uma t-shirt. Depois, a Louis Vuitton veio com a Supreme para a coleção Fall 2017, que apresentava vários itens com monograma, incluindo cachecóis, jaquetas jeans, malas, que causaram um frenesi instantâneo. Além disso, a recente tentativa da Dior de atingir os milleniuns resultou em tiras de sutiã com a marca até uma camiseta da Dior Addict, além de revisitar seu próprio monograma vintage, conquistando influenciadores mais importantes.

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Além das logomarcas, marcas de alta costura como Balenciaga, Versace, Burberry e Chanel – junto com as do mercado de massa, como Tommy Hilfiger, Champion, Adidas e Fila – têm malhas, suéteres e bolsas estampadas com o nome de suas marcas, um movimento que não só ajuda a aumentar o awareness em um mercado super saturado, mas que também atende ao que os clientes jovens desejam.

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Com a popularidade do streetwear, a Supreme (de novo) saiu na frente ao comunicar fortemente esta tendência no Instagram, catequizando os jovens consumidores e a nova onda da logomania continuará a crescer nas próximas temporadas.

Mas, por que esta tendência? Os logotipos são os elementos da marca mais reconhecíveis, assim como os monogramas. Eles são os maiores vendedores das marcas, além de expressar sua filosofia e estética. As grandes casas de alta costura já usavam este artifício para marcar suas marcas, mas agora, elas foram reinventadas e ficaram muito mais criativas. A melhor maneira de unir o útil ao agradável!

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Mas… Para mim nada se compara à Coleção Cápsula da Fendi lançada recentemente.

É o marco da habilidade e inovação da Fendi que celebra o icônico logotipo duplo F – projetado por seu diretor criativo Karl Lagerfeld em 1965. E desta vez, o logotipo vem em uma variação em preto e branco, além de seu clássico tabaco e cores negras. Também é atualizado para um formato mais moderno em formato de quadrado. Simplesmente um ARRASO!

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Espero que tenham curtido saber um pouco mais dessa mania !

Beijos,

por Margareth Utimura
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