Sobre Maquiagem Vegana

21 maio 2018

Sobre Maquiagem Vegana

Para começar este post, é importante esclarecer o que é o Veganismo: é uma forma de viver que busca excluir toda a exploração e crueldade contra animais. Seja na alimentação, no vestuário ou qualquer outra utilidade. É um movimento diferente do vegetarianismo, que é uma prática alimentar que elimina qualquer tipo de carne. O vegetariano pode adotar esta prática por motivos diversos enquanto o vegano pratica uma filosofia de vida que tem como o centro de suas crenças, a ética.

Uma maquiagem é considerada vegana quando atende a dois critérios: não conter nenhum ingrediente de produto animal e também não ser testada em animais. Atender a somente um deles, exclui o produto da classificação vegana.

Confesso que tinha um pouco de preconceito em relação a esses produtos, assim como a maquiagem com apelo de produtos naturais – que trabalham com 95% de seus ingredientes naturais. Achava que poderiam não ser potentes ou não atender às minhas expectativas por substituírem substâncias por outras “mais fracas”. Muita ignorância de minha parte por nem considerar o custo-benefício de ter um produto “melhor” às custas do sacrifício dos bichinhos. Aprendi recentemente que os substitutos foram muito estudados e em alguns casos, podem ter melhor desempenho que os originais.

O único ponto ainda não dominado por maquiagens veganas é a fixação. Li em alguns reviews que este é um ponto ainda a ser mais explorado pelas marcas fabricantes, mas que convenhamos… Para o dia-a-dia, não é tão importante assim.

Existe também uma tendência muito forte conhecida como Cruelty-Free ou produtos não testados em animais. Isso certifica um produto vegano? Não, só significa mesmo que não usaram animais em seus testes de produto, mas é preciso verificar se algum ingrediente tem origem animal, para que o produto seja garantido como vegano.

Quais são as melhores marcas veganas da atualidade? Muitas marcas européias e americanas estão migrando para este conceito com alguns de seus itens e se preparando para em algum momento se tornarem 100% veganas.

Urban Decay, Charlotte Tilbury, Dose of Colours, Hourglass, Kat Von D, Tarte e Too Faced são marcas que comunicam esta tendência muito fortemente. Ainda não migraram todos seus produtos, mas apresentam muitas opções para seus consumidores e algumas tem já datas para se tornarem uma marca totalmente livre de produtos de origem animal.

Hourglass

Kat Von D

Tarte

Urban Decay

Além destas marcas, que são mais reconhecidas no mundo das Makeup Lovers, existem aquelas que se destacam como 100% veganas, que trabalham diretamente com o público foco.

COVER FX

É uma marca que foi criada e desenvolvida pelo ex-chefe químico e especialista em cosméticos da MAC e por isso, não é surpresa que os produtos da Cover FX tenham se tornado um dos mais procurados entre os experts em make-up.

Todos os produtos da marca são veganos e cruelty-free, e livre dos cinco inflamatórios: parabenos, óleo mineral, fragrância, talco e glúten.

Cover FX

AXIOLOGY

É uma marca de batons veganos que se dedica à produção de batons cremosos e cheios de pigmentos com um espectro de tonalidades enorme. Foi fundada e idealizada por Ericka Rodriguez que testou mais de 200 formulações até chegar a esta fórmula que contém óleo de coco, óleo de abacate e óleo essencial de laranja.

É uma marca que admiro muito, apesar de ainda não ter usado nenhum produto. Sua missão é: “A Axiology é uma marca de cosméticos com uma visão ousada e corajosa da beleza: acreditamos que os lábios beijáveis são mais sexy com um produto vegano e natural – e que ninguém precisa sacrificar seus valores para se sentir linda”. – AMEI!

Axiology

SPECTRUM

É uma marca que trabalha somente com pincéis e todos veganos… Não é demais? Muito nicho de mercado não? Todos os produtos são feitos com pelo 100% sintéticos da mais alta qualidade e com a garantia de um desempenho profissional.

Além disso, tem um posicionamento super jovem e divertido, vale a pena conferir o site.

Spectrum

E.L.F.

É uma marca vegana, mas não coloca este apelo em seu posicionamento. A missão dela é ter sempre produtos inovadores com preços acessíveis.

ELF

Escrever sobre este tema me fez descobrir várias coisas novas, deixar vários preconceitos de lado e querer muito experimentar estas marcas.

Algumas marcas brasileiras já estão trabalhando desta forma, mas são pouquíssimas que se posicionam como veganas.

Vou pesquisando um pouco mais e volto com vocês com novidades.

Beijos peaches,

por Margareth Utimura
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