Sobre K-Beauty

19 mar 2018

K-Beauty

Descobri o mundo da beleza relativamente tarde. Não fui uma adolescente super interessada em maquiagens, cremes e moda. Na verdade, acabei me apaixonando depois dos 40 anos e hoje me arrependo um pouco de não ter começado a me cuidar mais cedo.

Sou descendente de japoneses e minha mãe sempre foi neurótica por tratamentos de pele e se preocupava com minha falta de atenção para estes pontos. Os orientais gostam e valorizam peles muito claras, sem manchas, sem poros ou rugas e para isso, pesquisam fortemente para terem produtos mais inovadores a cada dia.

Atualmente, a Coréia do Sul é o país mais avançado tecnologicamente, nesta área, e o termo K-Beauty vem de Korean Beauty, já bem conhecido entre as antenadas em cuidados com a pele.

Estudando o ritual de beleza das sul coreanas, descobri que não há um “one-size fits all”. A rotina mais comum inclui 10 etapas mas, dependendo das suas necessidades e preocupações, o tratamento pode incorporar mais produtos.

O grande segredo está no “layering”, ou seja, aplicar os produtos em ordem e em camadas, dos mais finos primeiro aos mais espessos depois.

Vou descrever aqui o passo-a-passo mais conhecido, mas em outra oportunidade volto para contar como eu faço a minha rotina de cuidados diários. Já cumpro um ritual há uns 5 anos e fui adaptando ao meu jeito. Comecei sim com todas estas etapas e achei importante para entender o que cada produto faz para que hoje eu saiba o que me faz bem e o que quero usar.

Então vamos lá:

Dupla LimpezaPor que limpar a pele duas vezes?
O método de limpeza dupla é comum na Coréia e no Japão, onde existe a crença de que é necessário mais de um passo para realmente remover as múltiplas camadas que incorporamos à pele durante o dia: primer, base, corretivo, protetor solar, séruns, além da própria oleosidade desenvolvida.

1º PASSO: Limpeza com Sabonete ou Demaquilante em Óleo | Rotina Noturna

O primeiro passo é realizado com um óleo de limpeza ou com um demaquilante à base de óleo. Esses produtos são formulados para remover até mesmo as camadas mais resistentes e também a maquiagem dos olhos.

Ainda com a pele seca, aplique uma pequena quantidade no rosto todo. Com as mãos secas, faça movimentos circulares suaves. O produto, com o calor das mãos, começa a derreter e se transforma em um óleo mais fluido. Enxague com bastante água.

Esta etapa pode ser realizada por quem tem a pele oleosa também. Aplicar óleo na pele não significa deixá-la mais oleosa porque você vai enxaguar muito bem e passar para o próximo passo.

2º PASSO: Limpeza com Sabonete em Espuma | Rotina Matutina e Noturna

O segundo passo é lavar o rosto com um sabonete líquido. Enxágue bem com água morna e termine com água fria para manter os poros fechados. Quando for secar o rosto, não esfregue a toalha, só pressione a tolha suavemente na face.

Pode parecer complicado e exagerado, mas desde que comecei com estes passos, sinto a diferença entre lavar uma ou duas vezes. Acreditem: é uma delícia !

3º PASSO: Esfoliação (2 vezes por semana) | Rotina Noturna

Esfoliar a pele ajuda a remover as células mortas e impurezas que podem deixar o rosto ressacado e opaco. A pele fica mais lisinha e pronta para a hidratação e é uma das etapas mais importantes para amenizar a aparência das marcas, já que estimula a produção de células novas.

É importante dizer aqui que esta esfoliação é feita com produtos específicos, compradas em lojas comuns e menos agressivos do que os utilizados por dematologistas.

A lista de esfoliantes disponíveis no mercado é enorme então a melhor forma de aplicar o produto é seguindo as instruções nos rótulos. É importante começar aos poucos, uma vez por semana, para observar a reação da sua pele, e também fazer a aplicação nos pontos que mais incomodam, normalmente nariz, testa e queixo.

Eu gosto muito deste passo também e dedico atenção especial ao nariz e os ladinhos dele.

4º PASSO: Tonificar | Rotina Matinal e Noturna

O tônico faz parte ainda da etapa de limpeza da pele e além disso equilibra o PH e começa a hidratação da pele que após a dupla lavagem tende a ficar mais seca.

Este produto é normalmente bastante aquoso e pode ser usado em “pads” de algodão ou até mesmo espalhado com as mãos. O produto deve ser depositado e não esfregado e pode ser aplicado no rosto inteiro, inclusive na área dos olhos e pescoço.

5º PASSO: Essência | Rotina Matinal e Noturna

É importante começar esclarecendo o que é uma Essência. Esta etapa aborda uma categoria de produtos que é pouco conhecida no ocidente e que é considerada o coração da rotina sul-coreana de cuidados com a pele.

A Essência potencializa o processo de hidratação ao garantir uma hidratação leve e inicial à pele, mas muito eficaz graças à sua textura aquosa e seus nutrientes. Ela proporciona uma melhor comunicação entre as células da pele aumentando a eficiência dos produtos que vêm a seguir.

Coloque algumas gotas generosas na palma da mão e com a ajuda da outra mão, deposite o conteúdo na pele. Só encoste, não esfregue e pressione de leve por todo o rosto.

Vocês devem estar se perguntando onde encontrar estes produtos, já que não são tão conhecidos por aqui. No fim do post vou deixar alguns links mas algumas marcas como a Caudalie já tem produtos desta categoria disponíveis no mercado.

6º PASSO: Sérum | Rotina Matinal e Noturna

Nesta etapa tratamos os problemas específicos da pele, dando atenção aos pontos que mais incomodam como linhas finas, acne, manchas, etc. Não significa que nas outras etapas não há um cuidado específico, inclusive é muito comum encontrar produtos que ofereça um benefício adicional ao de sua função principal, como por exemplo, essências que ajudam a uniformizar o tom da pele clareando as manchas, tônicos que tratam os poros e assim por diante.

Séruns normalmente são líquidos espessos, bastante concentrados, que vêm normalmente num frasco com um conta-gotas. Como ele é muito concentrado, normalmente uma ou duas gotas bastam para aplicar no rosto inteiro.

Você deve incluir esta etapa em sua rotina apenas se há alguma preocupação específica que mereça prevenção ou alguma condição específica que deva ser tratada mais intensamente. Além disso, você pode adotar um sérum na rotina matinal e outro na noturna, uma vez que há uma oferta grande de produtos que trabalham durante o sono.

São muitas as opções encontradas no mercado e a maneira de usar vai depender de sua aplicação. O melhor aqui também, é seguir as instruções colocadas pelo fabricante.

7º PASSO: Máscaras Faciais (1 vez por semana) | Rotina Noturna

Não sou muito adepta a esta etapa do ritual. Na verdade, não tenho muita paciência de ficar com máscaras de papel por 10 ou 15 minutos no rosto. Eu prefiro as máscaras de argila ou essas de “passar” no rosto ao invés das de hidrogel.

A máscara de hidratação pode ser utilizada uma ou duas vezes por semana sempre depois da essência ou do sérum, preferencialmente na rotina noturna. O tempo de utilização varia entre 10 e 20 minutos de aplicação. As embalagens apresentam instruções de uso bem explicadinhas.

Muitas marcas vendidas por aqui já trabalham com estas máscaras e com diferentes promessas. Os sites que vou deixar linkados oferecem infinitas opções.

8º PASSO: Creme para os Olhos | Rotina Matinal e Noturna

A pele ao redor dos olhos é mais fina e mais delicada do que no resto da face e bastante suscetível às linhas finas, bolsas e marcas arroxeadas de cansaço ou olheiras. Por tudo isso, os cremes específicos para esta região costumam ser mais concentrados em seus nutrientes e também mais suaves, apresentando menor chance de desencadear alergias ou irritações.

A aplicação de qualquer produto na região dos olhos deve ser sempre bastante delicada. Não esfregue e não pressione demais. Com a pontinha do dedo anelar, deposite pontinhos de creme na área sob os olhos e espalhe dando batidinhas de leve para que o produto seja absorvido. Com mais um pouquinho de produto, faça movimentos circulares em volta de todo o olho (inclusive na pálpebra superior).

9º PASSO: Hidratação | Rotina Matinal e Noturna

A hidratação é uma das mais importantes etapas na sua rotina diária. Por isso é importante encontrar um hidratante que funcione para o seu tipo de pele. Eles podem ser encontrados em forma de emulsão, loção, gel ou creme e tem como principal objetivo regar a pele de nutrientes e suavizar as linhas finas. Não esqueça de hidratar o pescoço e o colo e nos dias em que sua pele estiver mais seca, troque seu hidratante regular por um “sleeping pack”, aqueles hidratantes mais potentes e que são feitos para “trabalhar” durante a noite.

Como é a categoria mais conhecida e mais usada atualmente, é comum que ao incluir outros produtos na rotina, ele fique um pouco mais de lado ou esquecido. Cuidado! Não podemos deixar de hidratar a pele nunca!

10º PASSO: Protetor Solar | Rotina Matinal

Esta etapa merece atenção especial:
O protetor solar é a etapa mais importante da rotina diurna. Além da questão do câncer de pele, o sol é responsável por manchas e pelo envelhecimento precoce.

Ao escolhermos um protetor solar, normalmente escolhemos pelo FPS. A verdade é que o Fator de Proteção Solar nos protege somente dos raios UVB que são responsáveis pela “queimadura” superficial da pele. Os raios UVA são os que causam o envelhecimento da pele.

No Japão e na Coréia existe há um tempo um sistema PA que classifica o fator de proteção aos raios UVA. Isso ainda não foi aprovado pelo FDA e por isso quase não encontramos estas classificações nos produtos ocidentais. Nos orientais, encontramos as siglas PA+, PA++, e até PA++++. Quanto mais “+”, mais proteção contra raios UVA. Nos produtos ocidentais, devemos procurar por “broad spectrum” ou “full spectrum” que significa a cobertura para UVB e UVA.

Protetor solar deve ser usado todos os dias pela manhã, inclusive quando não tem sol, mais ou menos a porção de uma colher de chá. É importante também retocar durante o dia, e para isso, podemos escolher BB Creams e Pós com fator de proteção.

Enfim, estes são os 10 passos mais conhecidos!

Os produtos estão listados na ordem, mas não são todos que devem ser usados pela manhã e pela noite. Dê 30 segundos a 1 minuto entre cada etapa para garantir que cada um tenha um tempo para ser absorvido.

Sugiro também que incorpore 1 a 2 produtos por semana em seu ritual para evitar sobrecarregar a sua pele, especialmente se tiver pele oleosa. Para garantir que você veja os resultados positivos, recomendo que seja consistente em sua rotina, não pule as etapas ou deixe de fazer por alguns dias. Isso pode desfazer o progresso que você fez.

É importante dizer que você pode complementar o processo atual, substituir os produtos que você não vê efeito ou substituir gradualmente todo a sua rotina por esta.

DEIXO AQUI PARA VOCÊS UM RESUMO DOS 10 PASSOS.
Pode clicar no arquivo e baixar para ficar como um lembrete!

K-Beauty | 10 Passos

Tudo bem… E agora que já sabemos tudo: onde encontrar estes produtos todos?
Nos sites abaixo, vocês podem encontrar os produtos coreanos mas vendidos nos Estados Unidos. Por enquanto, eles ainda não entregam no Brasil, mas se viajarem podem pedir online ou usar as várias plataformas de entregas de produtos importados no Brasil.

www.sokoglam.com
www.peachandlily.com
www.glowrecipe.com

Já comprei em todos eles e realmente são ótimos.

Comentem aqui o que acharam deste post. Me falem se querem que eu poste no instagram os produtos que já usei ou tirem suas dúvidas.

Obrigada pela paciência – ficou um textão né?

Beijos Peaches!

por Margareth Utimura
Comentários
7 comentários em "Sobre K-Beauty"
  1. Giovanna   19/03/18 • 14h43

    Excelente texto Ma !! Sou a prova viva das maravilhas K-Beauty , tenho meu esquema há 3 anos com base nas suas “recomendações” e levei um tempinho para entender o q funcionava ou não (ainda aprendendo!) mas hoje posso classificar minha pele em antes e depois! Só uma coisa que realmente não funcionou foi o passo 1, esse não deu certo mesmo na minha pele oleosa. Para a exfoliação, escolhi um bem suavezinho que posso usar todos os dias 🙂 😘😘

    • Margareth Utimura   19/03/18 • 19h03

      Gi … muito obrigada pelo comentãrio e pelo feedback.
      O ritual é muito poderoso mesmo neh ?
      Beijos e continue me acompanhando aqui.

  2. Alexandra   20/03/18 • 08h55

    Amei o texto, muito esclarecedor. Eu já tinha ouvido falar deste método de beleza, mas não o conhecia. Eu uso diariamente cremes manipulados conforme receita da dermatologista, na próxima consulta vou conversar com a médica sobre k-beauty. Obrigada Ma.

    • Margareth Utimura   22/03/18 • 16h26

      Oi Ale ! Que bom que gostou.
      Sabe, já conversei com alguns dermatos sobre esta rotina e eles não conhecem muito ainda.
      Me conta depois como foi ? Quem sabe a sua não passa mais dicas ?
      Beijos,

  3. Carol   20/03/18 • 23h57

    Nossa, que demais!!! Eu sigo 6 dos 10
    Passos que vc mencionou… nunca usei essência, nem nunca vi… aliás, vc tem dicas dos produtos pra nos dar?

    Como é bom ler um texto bem escrito, com pontuação, ortografia correta… nem em jornal a gente lê mais…

    Parabéns!!

    • Carol   21/03/18 • 00h01

      (Eu vi que vc deixou os links de sites internacionais e a dica da marca Caudalie para essências, mas depois se vc puder contar qual produto vc usa mesmo, eu vou procurar!!! 😍 beijos)

      • Margareth Utimura   22/03/18 • 16h28

        Oi Carol ! Obrigada pelas suas palavras.
        Estou começando a colocar os produtos que eu uso lá o perfil do Instagra.
        Vai lá e confere, mas sempre que quiser, me pergunte.
        Beijos,

Voltar para a home
Voltar ao Topo