Sobre J-Beauty

09 abr 2018

Tenho que confessar que apesar de ser descendentes de japoneses, conheci primeiro a rotina K-Beauty, de beleza coreana, como já expliquei aqui.

As marcas japonesas de skincare sempre foram mais conhecidas no Ocidente: Shiseido, Shu Uemura, SK-II estão entre as gigantes globais e costumavam ser as pioneiras em inovação. O país viveu um longo período de crise econômica e aos poucos, deixamos de ver produtos com soluções diferentes, em um momento em que a tecnologia avançou consideravelmente.

Descobri então há pouco, que as marcas de beleza japonesas voltaram a investir em pesquisa, desenvolvimento e divulgação. Estão reinventando os formatos tradicionais de cuidados com a pele, trabalhando com ingredientes e texturas revitalizados que enfatizam a hidratação, cuidando do cruelty-free e começando a apresentar estes resultados.

Os últimos dois anos foram inegavelmente o auge do K-Beauty. É só pensar em BB Cream, Cushions, Máscaras de Papel, ingredientes vindos do caracol e rotinas de 10 passos, mas olhando as últimas matérias sobre beleza oriental, uma nova onda está prestes a varrer o mundo ocidental – e essa é a J-Beauty (também conhecida como beleza japonesa).

Com histórias bem parecidas, a Coréia do Sul e o Japão compartilham algumas semelhanças em sua abordagem com cuidados com a pele. Em ambas as culturas, o sol é evitado fortemente e existe uma obsessão por uma pele totalmente branca, sem manchas, sem rugas e sem hiperpigmentação.

Ambas as filosofias de beleza centram-se na hidratação como base principal para uma pele bonita. O racional é de que antes mesmo de pensar em anti-envelhecimento e reduzir as rugas, sua pele não pode melhorar de forma alguma se estiver desidratada. Tanto a K-Beauty como a J-Beauty exibem tecnologia e inovação impressionantes, que estão anos-luz à frente de outros países.

A ideia deste post não era traçar diretamente uma comparação entre as duas filosofias, mas principalmente apontar a nova tendência dos produtos japoneses. Como fiz uma explicação longa sobre K-Beauty, achei mais fácil colocar alguma descrição comparativa, para melhor entendimento.

K-Beauty se diferencia principalmente na forma de apresentar seus produtos. Ela é mais divertida, valoriza embalagens modernas, fofas e tecnologicamente avançadas. As marcas coreanas são ótimas em divulgar as novidades digitalmente, através do YouTube e do Instagram, mas que fique bem claro que não é apenas um trabalho de marketing inteligente – a Coréia investe muito em sua pesquisa e produz uma abundância de produtos eficazes. Graças à sua notável viralidade, foi capaz de introduzir produtos inéditos em nossos rituais de cuidados com a pele: essências, ampolas ou séruns e máscaras faciais.

K-Beauty Products

J-Beauty é mais sobre tradição. Seu cuidado com a pele gira em torno de práticas testadas pelo tempo, conduzidas por ingredientes consagrados pelo tempo da natureza, apoiados por séculos de tradições (por exemplo, chá verde e pérolas). Isso tudo também apoiado pelo constante avanço do país na tecnologia moderna. O ritual japonês enfatiza a simplicidade, ao contrário dos famosos regimes multi-step da K-Beauty.

O Japão ainda possui o maior gasto percapita em beleza, tanto em produtos para a pele quanto em cosméticos. Isso não é nada surpreendente, considerando a prevalência e o sucesso mundial de algumas de suas marcas mais populares, principalmente Shiseido e SK-II. Agora, as marcas mais novas estão chegando com formulações inteligentes e coleções com curadoria rigorosa, como por exemplo, Taut Skincare, Tatcha e Adsorb.

TAUT SKINCARE

Capta verdadeiramente o espírito da J-Beauty: eles são focados em ingredientes naturais de alta performance, baseados na tecnologia, máxima eficácia e beleza da pele tanto por dentro como por fora através de práticas ritualísticas diárias.

Taut

A marca já apresenta algumas opções de programas para você escolher assim que entra no site. É só clicar naquele que mais atenda às suas necessidades e eles contém em média três dos produtos mais eficazes, agrupados em um sistema simples e diferente.

Por exemplo: Miss Magnifique oferece uma transformação radiante – pele mais firme, mais completa e radiante – além de revitalizar a pele cansada.

1. Taut Premium Collagen Drink, o melhor colágeno para firmar, tonificar e dar um lift no rosto.
2. Taut Bright, para proteger a sua pele dos danos dos radicais livres, pigmentação indesejada e oleosidade excessiva.
3. Taut Collagen Mask, para hidratação instantânea e rejuvenescimento.

Como vocês podem notar, 2 dos passos deste mini ritual não são de produtos tópicos, de passar na pele. São produtos para ingerir! É uma nova abordagem mesmo, cuidado com a pele de maneira geral, de dentro para fora.

TATCHA

Essa marca busca na história, ingredientes para transformar seus produtos em modernos. Usando substâncias tradicionais como chá verde, óleo de camélia e arroz para criar fórmulas minimalistas e chegando a um resultado sofisticado.

Tatcha

Para entendermos um pouco mais sobre esta marca, eles apresentam um Kit para Iniciantes. Simples e elegante, o ritual de cuidados com a pele é baseado em ingredientes simples. Esses ativos naturais são tão eficazes quanto são puros, desenvolvidos pela ciência para revelar uma pele mais suave e macia.

1. One Step Camellia Cleansing Oil, para purificar a pele. Este produto de limpeza leve, rico em antioxidantes, derrete até mesmo a maquiagem à prova d’água.
2. Classic Rice Enzyme Powder, esfoliante cremoso e ativado por água, de Nutritivo Farelo de Arroz e Pérola Condicionante, deixa a pele iluminada.
3. The Essence, fluído que faz com que todos os seus cuidados de pele funcionem melhor com alto poder de hidratação.
4. The Silk Cream, gel-creme anti-envelhecimento que forma um véu protetor de hidratação e afasta a aparência de linhas finas.

Também faz super sentido com tudo o que vimos até agora. Um ritual mais simples.

ADSORB

A Adsorb Beauty é uma marca da ZEAL Cosmetics do Japão. Inicialmente encontrada somente em consultórios dermatológicos, é verdadeiramente revolucionária. A primeira e única empresa do mundo a comercializar o uso de tecnologia de anticorpos no setor de beleza e saúde.

Essa tecnologia proprietária fornece um tratamento multifacetado para ajudar a combater e reverter os sinais visíveis do envelhecimento da pele.

Adsorb Beauty

Seguindo a linha completamente minimalista, esta marca contém apenas 3 produtos:

1. AntiBody Cleansing Wash, remove suavemente e com eficácia a sujeira, a maquiagem e os detritos para purificar a pele. A Tecnologia Natural de Anticorpos ajuda a repor a umidade e protege a pele contra os sinais visíveis do envelhecimento da pele.
2. AntiBody Moist Essence Serum, defende dos sinais visíveis de envelhecimento da pele. Esta tecnologia tem como alvo as linhas, rugas, pele opaca, descolorida e flácida.
3. AntiBody Gel Cream, é um reidratante instantâneo e rico em substâncias que dilatam a pele, ajudando a resistir aos sinais visíveis de envelhecimento da pele.

Há uma coisa que une todas essas marcas japonesas: a beleza é focada na saúde e no bem-estar genuínos, e não apenas na correção ou no “Efeito Cinderela”.

Vou ficando por aqui para não deixar o post muito cansativo, mas acho que deu para entender bem o que é a J-Beauty. Qual é a sua “pegada” e intenções.

Deixem seus comentários por aqui. Conhecem outras marcas japonesas? O que acham delas?

Beijos grandes,

por Margareth Utimura
Comentários
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