Sobre Clareadores

23 abr 2018

A primeira coisa a fazer neste post é explicar o que significa “clareador” ou whitening em produtos para cuidados com a pele. Quando ouvimos este termo, pensamos em literalmente clarear a cor da pele, deixando-a mais branca. Atualmente, o clareamento da pele tem um significado completamente diferente. Este termo não tem nada a ver com a cor real da pele, fala mais sobre sua textura e saúde geral.

Mas afinal, o que fazem esses produtos?

Com a exposição ao sol, o estresse e até mesmo fatores hormonais ou genéticos, nossa pele pode apresentar hiperpigmentação ou pode começar a parecer um pouco opaca, com sardas, manchas de sol e cicatrizes de acne.

Os ingredientes geralmente presentes neste tipo de produto são a vitamina C, extrato de raiz de alcaçuz ou extrato de amora, que ajudam a quebrar suavemente os aglomerados de melanina que causam sardas ou manchas indesejáveis e uniformizam o tom de pele ao se livrar das células mortas ajudando a pele a se renovar.

Existem também os produtos realmente branqueadores, aqueles cremes que contém um agente branqueador que retira a pigmentação da pele, mas estes produtos mais novos e com o apelo clareador, são produzidos em sua maioria, com ingredientes naturais, que ajudam a combater as características acima citadas.

Isso significa que a maioria desses produtos são seguros para uso diário e por qualquer pessoa, não importa a cor da pele, e agem desbotando manchas escuras e cicatrizes.

Quando você deve usar produtos clareadores da pele?

O que cicatrizes de acne, manchas solares, hiperpigmentação e pele sem brilho têm em comum? Estas podem parecer questões separadas, mas todas se resumem a duas preocupações básicas: tom e textura de pele irregular. Os produtos clareadores da pele são os que irão combater esses problemas.

A luminosidade pode parecer irrelevante para sua pele, mas é um termo que você precisa conhecer se estiver lidando com qualquer um dos problemas acima. É provável que, você esteja comprando produtos focando em preocupações muito específicas que você trata como problemas distintos e na verdade, o que você precisa é de um brilho geral.

Você deve usar produtos para clareamento da pele durante todo o ano e não precisa esperar até ter pontos de sol ou cicatrizes. De fato, clarear todos os dias, independentemente da época do ano, é a melhor tática para deixar a pele clara e macia durante o ano todo.

Isso ocorre porque nossa pele não é afetada apenas por momentos sazonais ou periódicos, mas também diariamente com os danos dos raios UV, poluição e nossos maus hábitos de alimentação. Portanto, é melhor incorporar produtos clareadores em sua rotina todos os dias do ano.

Que produtos você deve usar?

Clareadores

Se as manchas ou a textura da sua pele for um incômodo importante, use um sérum com ação específica. A maioria das marcas dermocosméticas, encontradas em grandes farmácias, apresentam algum produto especifico para este tratamento. O mais importante é inserir o seu produto escolhido em sua rotina diária e não deixar de usar para que o tratamento não regrida.

Além do sérum, você pode usar os outros produtos da rotina, também com agentes específicos para manchas, como por exemplo, tônicos e hidratantes.

A Vitamina C é a melhor e mais conhecida para desbotar as manchas e clarear a pele, além de ser antioxidante que trabalha também o anti-envelhecimento. Então, uma dica importante é: se você ler no rótulo do produto que ele contém Vitamina C, ele já atua no clareamento da pele.

Outro ponto que ajuda bastante, é saber que a princípio, qualquer esfoliante, daqueles que tem textura arenosa, ajuda a clarear a pele de uma maneira geral. Então, usar esfoliantes mais vezes por semana, umas 3 vezes, também vai trabalhar a luminosidade da pele.

Pessoalmente, gosto de usar um sérum com propriedades firmadoras – que é o que mais me incomoda no momento – e tratar a luminosidade da pele com tônicos, hidratantes ou outro produto da rotina.

Estas escolhas são muito pessoais e se tiverem alguma dúvida ou precisarem de alguma dica, me escrevam aqui ou pelo Instagram. Vai ser um prazer falar com vocês.

Beijos em todos,

por Margareth Utimura
Comentários
Voltar para a home
Voltar ao Topo