Sobre BB Cream, CC Cream, Bases e Cushions

07 maio 2018

São tantas as ofertas e opções de produtos para fazer a “cobertura” da pele e é muito fácil querer todas e usar todas também. Mas, afinal de contas, para que serve cada uma e quais são as diferenças entre elas? Este post tem como objetivo, falar das características de cada produto para que fique mais fácil escolher a que se encaixe melhor nos seus objetivos.

Para você que é a “louca da base” ou “maníaca por cobertura” ou para você que gosta de um look mais natural mas quer disfarçar pontos específicos, o que realmente faz um CC Cream de tão diferente em comparação com uma base líquida?

Vou separar aqui por tipo de produto para ficar mais fácil de entender:

BB CREAM

O BB Cream foi inventado na Coréia do Sul (sim, eles de novo!) e ele deu início à “ocidentalização” dos produtos sul coreanos. BB vem de “Blemish Balm” ou Bálsamo da Imperfeição em tradução livre. Estes cremes oferecem benefícios de cuidados com a pele, aliados à cobertura, sua principal promessa. Normalmente, ele oferece proteção solar, hidratação e vários ingredientes nutritivos e antioxidantes, tudo com uma cobertura média da pele.

Um dos produtos mais famosos do mundo é o M Perfect Cover BB Cream da Missha, que é uma marca sul coreana já distribuída no Brasil. Por aqui ainda tem um valor bastante alto, mas para quem consegue comprar fora, ele é super acessível e pode ser encontrado por até US$ 10, na Amazon.

Eu já usei 2 tubos dele e além de deixar um acabamento fosco, melhora muito a aparência da pele, cobrindo manchas e poros. Como a maioria dos BB Creams, é 8 em 1: base facial, protetor solar, clareador, rejuvenescedor, hidratante, nutriente, firmador e primer.

Hoje, praticamente todas as grandes marcas, trabalham com este segmento que virou um produto básico para quem gosta de maquiagem. BB Cream MAC P+P BB Beauty Balm e Effaclar BB Blur da La Roche Posay são duas boas opções no mercado brasileiro e de bom custo benefício.

BB Cream

CC CREAM

Um passo a frente do BB Cream, o CC Cream é como a versão de luxo do seu antecessor. CC significa “Color Control” ou controle da cor e se concentra em tratar a vermelhidão ou a falta de firmeza na pele, além de oferecer benefícios e proteção semelhantes aos cuidados com a pele que um BB Cream oferece.

Já usei alguns CC Creams e quero muito experimentar o It Cosmetics – Your Skin But Better CC + Ilumination, hoje é um dos favoritos entre as viciadas em maquiagem, tem sido muito bem resenhado mas ainda não é vendido por aqui. Além de oferecer cobertura completa, correção de cor impecável, tem FPS 50.

O primeiro que usei foi de uma marca coreana chamada Erborian – CC Crème High Definition Radiance Face Cream Skin Perfector. Ele já pode ser encontrado na Séphora dos Estados Unidos e da Europa e promete criar uma pele perfeitamente iluminada, disfarçando as linhas finas para deixar a pele preparada e pronta para aplicação de maquiagem.

Usei também o Smashbox Camera Ready CC Cream e realmente, em comparação ao coreano, ele perde na cobertura e na textura final da pele. Não é um produto ruim, mas é bem diferente na aplicação e no resultado final.

CC Cream

BASE

Como o nome indica, é a sua base da maquiagem. Apresenta níveis variados de cobertura e o objetivo é que pareça com seu tom de pele real. Muitas bases já oferecem fator de proteção solar e trabalham cuidados com a pele também, com adição de ingredientes, para acompanhar a popularidade dos BB e CC Creams, que elevaram o nível de exigência do mercado consumidor de maquiagem.

As bases normalmente oferecem muito mais tons do que os BB ou CC Creams – esta é praticamente sua única vantagem, uma vez que os Creams tendem a entrar em tons muito limitados, pois são originalmente feitos por marcas asiáticas.

Gosto de usar base quando quero uma cobertura mais alta, bem mais definida, geralmente para festas ou eventos noturnos. Tenho usado algumas bases líquidas mas prefiro as cremosas mesmo, já que a intenção é ter uma camada mais grossa de cobertura.

Já usei várias marcas de base e… Confesso que não AMO usar base. Já usei a líquida da Nars – All Day Luminous Weightless Foundation, e hoje gosto bastante da Magic Foundation da Charlotte Tilbury – por quem estou apaixonada!

Base

CUSHION

Cushion também é uma invenção sul coreana que basicamente armazena a Base, BB Cream ou CC Cream, por detrás de uma esponja que parece uma uma almofada. O ponto principal é que ele oferece uma maneira diferente de aplicar o produto. Basta pressionar o aplicador na almofada e tocar, tocar, tocar para cobrir a pele do rosto. Ele faz com que o produto seja super fácil de aplicar e misturar, sem deixar a maquiagem na mão. É ideal para uma pele natural mas com boa cobertura.

Apesar de ser uma inovação original da K-Beauty, muitas marcas ocidentais já vem seguindo o exemplo e oferecendo este segmento de produto.

Eu simplesmente AMO Cushions! Já usei várias marcas coreanas e todas apresentam praticamente a mesma entrega. Para a pele do dia-a-dia, não tem coisa mais prática… É perfeito! Com poucos toques do aplicador, você já sente a pele hidratada e a cobertura de manchas e poros.

Ainda não usei marcas ocidentais, até porque são bem mais caras e de difícil acesso. No Brasil, a marca Make B, do O Boticário já trabalha com base em Cushion, que funciona com o refil também.

Praticamente todas as marcas coreanas podem ser compradas pelo E-Bay. Demora um pouco a entrega mas chega super certinho e o preço vale muito a pena.

Cushion

Espero que tenham gostado do post de hoje. A preparação da pele é a etapa mais importante para uma maquiagem bem feita e onde devemos investir um pouco mais nos produtos, afinal ela é a BASE de tudo.

Beijos grandes,

por Margareth Utimura
Comentários
Voltar para a home
Voltar ao Topo