A Ordem Correta da Maquiagem

11 jun 2018

A Ordem Correta da Maquiagem

Pode parecer muito simples, mas não é. Quando comecei neste universo de cuidados com a pele e maquiagens, foi muito difícil entender o que vinha primeiro, qual a ordem correta de aplicação dos produtos para melhor efeito.

Para o tratamento da pele, já deixei um passo a passo aqui, e hoje vamos focar na ordem do make-up!

Antes de efetivamente começar com a preparação da pele para a maquiagem, é essencial que ela esteja hidratada e cuidada, para evitar que a sobrecarga dos produtos, deixe sua pele desidratada e craquelada ao longo do dia.

Então… O primeiríssimo passo é: HIDRATAR!

O hidratante não é negociável, mesmo que a sua pele seja oleosa. Ela precisa estar pronta para receber os passos seguintes, lembrando que este é o último passo da rotina antes da maquiagem, além do protetor solar, que pode estar inserido na base e no pó também.

Agora, começamos a maquiagem:

1. PRIMER

O primeiro a entrar em ação é o PRIMER, normalmente um creme, que deve ser aplicado antes de qualquer produto. Sua função é retirar a oleosidade da pele, prolongar o tempo da maquiagem e amenizar as linhas de expressão. Ele também fecha os poros, promovendo assim uma pele mais uniforme para receber os próximos passos.

2. BASE

Com a chegada do Primer no mercado, a função principal da BASE passou a ser igualar o tom da pele e também disfarçar ainda mais as imperfeições e manchas mais difíceis.

Estão disponíveis muitos tipos de aplicação, ela pode ser líquida, em pó ou bastão, e é importante que você descubra qual o tipo de acabamento que prefere. Elas podem ser mais finas ou mais densas, proporcionando uma cobertura mais natural ou grossa.

Além disso, hoje temos as bases que deixam sua pela mais opaca – acabamento matte – ou mais iluminada. Ou seja, também não é fácil escolher entre elas. Você pode testar vários tipos e verificar com qual delas se adapta melhor.

Gosto muito de ter uma base com cobertura natural para o dia-a-dia e outra mais pesada para ocasiões especiais e noturnas.

3. CORRETIVO

Este também é um segmento que recebeu muitas inovações nos últimos tempos. O CORRETIVO facial é um dos itens essenciais para uma boa maquiagem. É ele quem vai camuflar olheiras e manchas e também se apresenta em várias aplicações: líquido, pó, creme, bastão…

São várias as formas de usar, principalmente para disfarçar as olheiras.

4. PÓ FACIAL

O PÓ tem o objetivo de finalizar a maquiagem com um toque mais sequinho e elegante. Ele pode ser compacto, translúcido, solto ou até mesmo mineral, fechando a etapa de preparação da pele para a maquiagem.

O cuidado com ele deve ser na aplicação. Cuidado para não deixar marcas com camadas muito grossas. Gosto muito de passar o pó com pincel, espalhando na pele, ao invés de aplicar com esponjas, que grudam mais o produto.

5. BRONZER e em seguida, BLUSH

O BRONZER, além de ser usado para bronzear a pele, é ótimo para dar simetria, afinando o rosto e o nariz, diminuindo o tamanho da testa e do queixo e até mesmo disfarçando a papada.

Para afinar o rosto, aplique o produto abaixo do ossinho da bochecha. Afinar o nariz, aplique o bronzer nas laterais. Para empinar o nariz, aplique o produto na parte debaixo da ponta do nariz.

Para diminuir o tamanho da testa, aplique na raiz do cabelo e diminuir o queixo – aplique o produto na na ponta do queixo.

Disfarçar papada, aplique o bronzer no início do pescoço, isso aumentará a profundidade entre o queixo e o pescoço, reduzindo a gordurinha da região.

Já o BLUSH, tem como única função, corar o rosto dando um aspecto saudável à pele. Muito cuidado ao usar blush para não ficar exagerado e marcante demais. Por isso seja sutil e procure sempre tirar o excesso de produto do pincel. Normalmente aplicado na região da bochecha, ele deve ser ser usado de acordo com cada formato de rosto.

6. ILUMINADOR

Além de destacar a pele, o ILUMINADOR também pode ser usado para aumentar o olhar, afinar o nariz, afinar o rosto e dar volume aos lábios.

Para aumentar o olhar, aplique o produto abaixo das sobrancelhas e no cantinho interno dos olhos. Afinar o nariz, aplique o produto no ossinho do nariz e com isso, ele parecerá mais estreito. Volume aos lábios, aplique um pouquinho de iluminador no filtro labial (depressão do lábio superior).

E para afinar o rosto, aplique iluminador no queixo e na zona T do rosto.

7. SOMBRA

A aplicação da SOMBRA merece um post à parte. Eu não tenho muito apego com este passo, acho que olhos de orientais não são fáceis de destacar e difíceis de “fazer”… Mas hoje, só temos que dizer que este é o momento para aplicá-la.

8. DELINEADOR, depois MÁSCARA

DELINEADOR dá um toque super especial ao olhar e também requer muita prática e habilidade.

Agora… MÁSCARA… Que paixão! Hoje temos os primers de cílios – que eu AMO, já que tenho cílios pequenos e curtos. Gosto de aplicar máscara para alongar, depois para dar volume, depois para encher… enfim… uma após a outra.

9. SOBRANCELHAS

A intensidade de suas sobrancelhas deve complementar sua sombra, blush e batom, então pegue um lápis e comece a trabalhar em combiná-los com o resto do seu visual.

É um toque sutil, mas que faz muita diferença no conjunto. Temos sombra, lápis, gel, várias aplicações para preenchimento e design de sobrancelhas. Gosto muito também de passar um lápis iluminador logo abaixo dela, para dar destaque. Super funciona.

10. BATOM

E por fim, o BATOM. Aqui também vale passar um delineador de lábios e depois se jogar nos milhões de tipos existentes.

O objetivo principal deste post, foi deixar a ordem mais eficiente para aplicação da make, mas cada passo desse dá um post diferente.

Espero que ajude!

Beijos grandes,

por Margareth Utimura
Comentários
Voltar para a home
Voltar ao Topo